Aguarde, carregando...
O armazenamento de energia solar pode oferecer autonomia e economia para os consumidores. Por isso, é um assunto que atrai muito interesse, mas que também pode gerar muitas dúvidas. Especialmente em centros urbanos com acesso fácil à rede de distribuição de energia elétrica, onde os sistemas solares tendem a ser conectados à rede da distribuidora de energia local. Desse modo, toda a produção dos painéis é voltada para:
1 – alimentar a unidade consumidora;
2 – injetar a produção excedente na rede, o que permite a geração dos créditos solares, responsáveis por garantir eletricidade à noite, alimentar outras unidades por meio da energia solar compartilhada ou abater valores da conta de luz.
Portanto, nesses casos, a energia produzida pelo sistema está sempre “circulando” entre o imóvel e a concessionária. Esses são os sistemas conhecidos como on-grid.
Por outro lado, existem projetos que não têm conexão direta com a rede. Nesse caso, a energia produzida pelos painéis solares, além de alimentar as cargas do local, também é armazenada em baterias armazenamento de energia solar depende do uso de baterias. Isso pode acontecer em dois modelos de sistema:
Dessa forma, é preciso adotar um projeto solar que suporte o funcionamento off-grid para conseguir aproveitar as vantagens do uso das baterias. Atualmente, existem três modelos de baterias disponíveis no mercado:
O armazenamento de energia solar é atrativo exatamente por oferecer vantagens consideráveis para os consumidores. é possível contar com mais autonomia em relação à distribuidora. Por exemplo, no caso de uma queda de energia, a unidade consumidora ainda pode operar com eletricidade graças às baterias.
Além disso, a energia armazenada é uma forma de economizar ainda mais na conta de luz. No caso de um sistema híbrido, é possível ligar as baterias nos momentos em que a taxa do uso de energia da rede de distribuição é mais alta, como em horários de pico.
Sistema de energia solar off-grid é um sistema autossustentável de geração e armazenamento de energia destinado a atender unidades de consumo localizadas em locais isolados, isto é, onde não estão conectados à rede de fornecimento de energia elétrica pela concessionária ou também como sistema de back-up.
Nesse modelo de geração de energia o sistema capta a energia do sol por meio de painéis fotovoltaicos e armazena em um banco de baterias. A energia gerada fica disponível para ser consumida nos períodos que não há sol.
As principais aplicações desse tipo de sistema são: residências localizadas em locais remotos, onde não há o fornecimento pela concessionária; sistema de bombeamento de água, eletrificação rural, cercas elétricas, geladeiras de armazenamento de vacinas, postes de iluminação, estações repetidoras de sinais de telecomunicações, entre outros locais onde o fornecimento de energia venha a faltar
Sistemas Solares Fotovoltaicos Isolados ou Remotos (off-grid): Sistemas que não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Essenciais para comunidades isoladas que vivem em ilhas, florestas, campos e outros locais remotos, os sistemas melhoram a qualidade de vida dessa população. São sistemas autônomos, independentes da rede de distribuição de energia elétrica, que geralmente operam com o suporte de baterias ou outros sistemas de armazenamento. a ser interrompido.
Os sistemas isolados de geração de energia solar fotovoltaica,
de maneira simplificada, são compostos por quatro componentes:
Módulo Fotovoltaico ou Placa Solar: Gera a energia elétrica que é armazenada pelas baterias. Tem a propriedade de transformar a radiação solar em corrente elétrica contínua. A quantidade de placas solares é definida de acordo com a necessidade de geração energia. Pode ser configurada com apenas um painel ou vários painéis interligados.
Controlador de Carga: É um equipamento que garante o correto carregamento do banco de baterias evitando sobrecargas e descargas extremas. Um bom controlador garante maior vida útil do banco de baterias.
Inversor: É o centro de comando do sistema. Responsável por transformar a energia armazenada no banco de baterias (Corrente Continua) em Corrente Alternada além de elevar a tensão da corrente para 127V ou 220V, por exemplo.
Possuímos Inversores que podem ser ligados a mais de um tipo de geração de energia, inclusive à própria rede elétrica para garantir a carga plena das baterias.
BANCO DE BATERIAS: Armazenam a energia elétrica para ser utilizada nos momentos em que não há sol para gerar a energia necessária. Pode ser composto de apenas uma bateria, ou várias interligadas de acordo com a necessidade de consumo.