GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR PARA DATACENTER
Um datacenter típico é definido como parte de um edifício, de um prédio em si ou de um conjunto de prédios dedicados a sistemas de computadores de alojamento, sistemas de armazenamento, sistemas de telecomunicações e todos os outros componentes associados. Dada a digitalização das indústrias e das operações de TI, tornando-se cada vez mais críticas para a continuidade dos negócios, os data centers tornaram-se um componente muito mais importante para as organizações.
Tão crítica é essa função que todos os datacenters geralmente são equipados com componentes de backup e infra-estruturas, para garantir que não haja interrupção na captura de dados em um datacenter.
Sempre precisando de fonte de alimentação, essas salas são tipicamente fornecidas com um plano A e um plano B para fornecimento de energia e, às vezes, até mesmo para o plano C, com trocas automáticas e outras chaves para assegurar a continuidade do fornecimento de energia.
Esses backups estão na forma de uma linha de energia alternativa de um distribuidor diferente ou como baterias em um no-break ou em grupos geradores operados a diesel ainda maiores. Tão grande é o consumo de energia desses centros de dados que, em alguns casos, as contas de energia podem ser maiores do que o custo inicial de instalação.
Para operar um grande data center de estilo industrial , acredita-se que seja necessária energia que poderia ter alimentado uma cidade pequena inteira; só podemos imaginar quanta energia é usada em todo o mundo para alimentar todos os data centers.
APRESENTAR O CONSUMO DE ENERGIA DO DATA CENTER
O consumo típico de energia relacionado à operação de um data center pode variar entre alguns kW para alguns racks de servidores e até várias dezenas de MW para data centers maiores, de estilo industrial. Tão alta é a dependência desses data centers na fonte de alimentação que esse é um dos custos operacionais significativos para operar qualquer data center e pode chegar a 10% do custo total das operações.
As estatísticas mostram que, enquanto o consumo total de energia de todos os centros de dados em todo o mundo foi de cerca de 328 bilhões de kWh e aumentou para 416 TWh em 2016, quase 40% mais do que o consumo de energia de todo o Reino Unido.
Esses números estão crescendo apenas com o passar dos anos. O consumo de energia pelos datacenters deve-se a duas atividades que estão sendo executadas simultaneamente – a energia necessária para operar as máquinas regularmente e a energia necessária para resfriar as máquinas também.
O IMPACTO SOBRE O MEIO AMBIENTE – PREOCUPAÇÕES COM EMISSÕES DE CARBONO
Cortesia dos centros de dados de consumo de energia O centro de tecnologia da informação e comunicação representava quase 2% do total global da pegada de Carbono, com mais de 14% de contribuição apenas dos data centers.
Uma investigação de 18 meses de especialistas do Instituto Baker da Rice University sobre políticas públicas e do Instituto de Dinâmica de Informação Aplicada e Sustentável em Cingapura chegou ao ponto de prever que, dada a importância dos centros de dados crescerem exponencialmente e a demanda por energia Cada vez mais, as emissões relacionadas aos centros de dados mais que triplicariam até 2020.
A NECESSIDADE DE ENERGIA RENOVÁVEL EM DATA CENTERS
Embora seja bem conhecido que o poder é a salvação para qualquer centro de dados funcionar sem problemas, dado o clamor global sobre o efeito estufa e as pegadas de carbono e dado que os preços da rede elétrica estão subindo apenas para cima, sem nenhum sinal de compensação no futuro próximo é hora de relembrar as fontes de energia renováveis como uma opção alternativa para esses data centers.
Com a demanda de energia da rede para alimentar casas, um data center sustentável, a longo prazo, só pode ser configurado escolhendo-se cuidadosamente a localização da instalação, de modo que também seja possível explorar fontes de energia renováveis, como um painel solar ou uma fonte de energia movida a energia eólica. Com foco nas fontes de energia renováveis, o mundo está mais uma vez olhando para a energia renovável como sendo mais rentável .
Energia Solar: A energia gerada usando o calor e a luz do Sol e convertendo-os em fontes de energia alternativas que poderiam ser usadas para alimentar vários estabelecimentos é chamada de energia solar. Normalmente, as células fotovoltaicas são usadas para capturar e converter energia solar em energia. Um dos recursos mais naturais para obter e disponível em abundância, hoje, com ênfase na eficiência energética e na recuperação das emissões de gases de efeito estufa, tornou-se uma das principais fontes de energia necessárias.
VANTAGENS DE USAR FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS PARA DATA CENTERS
Com o aumento constante na necessidade de energia e um aumento simultâneo no custo para obter a energia da rede elétrica regular, é óbvio que os data centers mudem para fontes alternativas de energia. Juntamente com os benefícios adicionais; alguns deles estão listados abaixo:
Estas fontes de energia são ecologicamente corretas
- Custo muito estável em geral em comparação com a extrema volatilidade da energia gerada através de combustíveis fósseis.
- Potência não poluente : com o foco no meio ambiente crescendo mais forte a cada dia, é um bom direito de se gabar para esses centros de custo para as empresas.Ajudar a reduzir outras pegadas de carbono e aumentar o crédito de produção
- Tem um custo de investimento inicial, mas o custo operacional depois disso é insignificante
- Ambiente de conservação através da responsabilidade social corporativa